1 de ago. de 2012

A lenda do Cachorro Hachiko (Hatiko)

Hachiko é um exemplo de amizade, Fidelidade e lealdade. Toda vez que me lembro ou vejo uma imagem ou vídeo do Hachiko, choro MUITO, pois o verdadeiro sentido da amizade é SEMPRE AO SEU LADO. BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ Tristee d+++ By Belinha amo te tantoo minha pequena!!!!!!!!!!!

Exemplo de Lealdade: Hachiko

No Japão existe uma raça de cachorro chamada Akita, proveniente da província de mesmo nome. Eles são lindos, dóceis e muito fieis.
Na década de 30 o professor da Universidade Imperial (hoje Universidade de Tóquio) Eisaburo Ueno, adquiriu ainda pequenino um cachorro dessa raça, o qual era tratado como membro da família tamanho o carinho que lhe devotavam e se chamava Hachiko.
A rotina de Hachiko era acompanhar o professor todos os dias até a estação de trem, quando esse ia para o trabalho.
Quando o cãozinho tinha mais ou menos um ano e meio, o professor sofreu um ataque cardíaco e faleceu. Sendo que não tinha voltado para casa com vida, o cachorro foi à tarde como de costume esperar pelo seu dono, ficando na estação até de madrugada, voltando para casa sozinho.
No dia seguinte, as três e meia da tarde, como era o costume, ele voltou de novo à estação.Muitos anos se passaram, e mesmo com dificuldades para caminhar, em decorrência de problemas de saúde (artrite), Hachiko continuava mantendo a rotina diária de ir até a estação.
Todos passaram a conhecer o drama do fiel cãozinho, pois a família e os amigos do professor estavam sempre na estação, tentando levá-lo para casa. Comovidos, os funcionários e várias pessoas passaram a alimentá-lo ali mesmo.
Silencioso e triste, ele chegava a tarde e só ao anoitecer voltava para casa, envelheceu fazendo o mesmo caminho,todos os dias, no mesmo horário, esperando pacientemente pela volta de seu mestre e amigo.
A sua morte por fim, foi o que acabou com sua infinita espera, passando a fazer parte da história do Japão como símbolo de fidelidade.
Um dia de luto nacional foi declarado em sua homenagem, para espanto dos outros povos que ficaram sabendo disso através dos jornais. Como bem merecido, foi sepultado próximo ao túmulo do professor, num cemitério em Tóquio.
Hoje, em uma praça que fica ao lado da estação Shibuya do metrô, pode se ver a estátua de Hachiko, feita para que sua singela história de lealdade, jamais seja esquecida pelo povo e que seja contada aos turístas que visitam o local, deixando-os encantados.
Essa lenda é ensinada nas escolas como lição de lealdade e respeito ao governo e aos anciões.
Até hoje, todos os anos, no mês de abril, os admiradores de cães, e especialmente de Hachiko, realizam uma cerimônia em sua homenagem.A história emociona porque nos faz refletir sobre o valor da fidelidade e do companheirismo. Essas qualidades q transformam qualquer relacionamento em uma verdadeira amizade.

>>>Hachiko no Cinema:
Temos duas versão que contam a história de Hachiko, a primeira japonês e a segunda americana:








 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário