14 de jul. de 2014

Meditando o Evangelho de ontem!!!Evangelho de hoje (Mateus 13,1-23)

unnamed (2)


Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.
Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.
E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear.
Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.
Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.
Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”
Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?”
Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.
É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.
Ouvi, portanto, a parábola do semeador:
Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

COMENTÁRIOS

“quando os ouvidos ouvem, os olhos veem”
Neste Evangelho Jesus nos revela o segredo para que a nossa vida aqui na terra seja frutuosa e cheia de bênçãos: ouvir a Sua Palavra, de coração aberto. Assim sendo, Ele fala claramente que o conhecimento dos mistérios do reino dos céus só é dado àqueles (as) que têm um coração sensível para acolher a semente da Palavra de Deus. Quem ouve a palavra com má vontade, com pressa e desatenção tem naturalmente o seu entendimento obstruído e, consequentemente, olhando, não vê, e ouvindo, não escuta nem compreende. Às vezes nós nos perturbamos diante das afirmativas de Deus por meio dos Seus ensinamentos ou ficamos meio “tontos” sem entender a mensagem das Parábolas e das comparações que Jesus nos apresenta no Seu Evangelho. Por isso, dizemos que a Bíblia é muito difícil de compreender e a deixamos de lado, não temos a paciência de pedir que o Espírito Santo nos revele o que para nós é tão complicado. Assim fazendo, nós estamos fechando os nossos olhos e ouvidos e não conseguimos compreender com o coração, portanto, a nossa conversão se torna mais difícil de acontecer. Ao contrário, quando nós nos deixamos envolver pela luz do Espírito Santo e nos abrimos às Suas sugestões nós percebemos que Deus nos fala das coisas simples e corriqueiras que fazem parte do nosso cotidiano. Fala de pássaros, de flores, de frutos, de sementes, de nuvens, de chuva, de sol, de felicidade, de alegria, de paz, etc… Não precisamos nos empenhar muito para assimilar o que a Palavra nos quer transmitir, basta que abramos o coração e deixemos que Deus nos fale por meio das figuras e das expressões. Felizes somos nós quando conseguimos agir assim, pois os nossos olhos veem e os nossos ouvidos ouvem claramente o que muitos profetas e justos, que não tinham o Espírito Santo, desejaram e não conseguiram. Reflita – Você também deixa a Palavra de lado porque acha difícil de entendê-la? – Você tem pedido o auxílio do Espírito Santo? – Você racionaliza a palavra de Deus? – Como está o terreno do seu coração atualmente?



Oração
Espírito de disponibilidade para o Reino, faze-me reconsiderar tudo na perspectiva do Reino, dando-lhe a centralidade exigida por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário